sábado, 26 de julho de 2014

Orgânicos, a revolução da alimentação saudável!

Na última quinta feira fomos conhecer a Fazenda Soledade, em São José do vale do Rio Preto, próximo a Teresópolis, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.


Ali, o fotógrafo Sérgio Dana e seu filho Lucas criam galinha caipira e produzem ovos orgânicos.


A Fazenda integra do "Projeto Acolhida da Serra", uma iniciativa do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que pretende aproximar os produtores de orgânicos dos Restaurantes do Rio de Janeiro, auxiliando na organização da produção e comercialização da safra.
 

O Chef Holandês Mark Kwaks, responsável pela Rede de Restaurantes Frontera pretende introduzir os alimentos orgânicos em suas lojas investindo em produtos de qualidade que garantam uma alimentação mais saudável para seus clientes.


Enstusiasta do projeto, capitaneou nossa expedição e foi conferir in loco os alimentos que estão sendo produzindo especificamente para suas cozinhas!


O Projeto objetiva fomentar a produção orgânica através de um processo no ajuste da comercialização direta dos produtos, gerando preços mais competitivos. Assim, os clientes se beneficiam com a compra direta, garantindo o recebimento dos produtos e a estabilidade dos preços. 


Os produtores garantem a regularidade das vendas, permitindo maior competitividade no mercado gerando uma qualidade de vida de toda a família”. 


À frente do projeto está o engenheiro agrônomo e professor do curso de Turismo da UERJ, Eduardo Mielke, responsável pela sua implementação.

Segundo o Professor, a meta é garantir pleno abastecimento de orgânicos à grandes redes de Restaurantes em até 100% de suas necessidades e, a partir de 2017, os produtores rurais passariam a "acolher" seus clientes em suas casas, operando um turismo sustentável que permita acompanhar as etapas da produção.


Uma iniciativa elogiável e que tem tudo para manter o campo produzindo alimentos mas saudáveis!


Um comentário: